quarta-feira, 17 de julho de 2013

É PRECISO VIVER PARA PODER ESCREVER!



Escrevo por emoção! Escrevo não com as mãos, mas com meu coração. Eu preciso sentir algo para poder escrever e não pretendo tão cedo vender este dom e nem usá-lo para o mal. Isso começou um hobby. Quando eu era pequeno me lembro de que eu escrevia poesias em pequenos cadernos de brochura e nas folhas brancas que sobravam dos cadernos no fim do ano letivo escolar! Lembro que uma vez eu escrevi uma pequena história sobre uns duendes que trabalhavam com mineração e que foram sequestrados, mas não me recordo muito bem de como a história se completava e nem onde foi para este pequeno livro encadernado em pasta plástica.

Minhas poesias eram dedicadas à meninas por quem eu me apaixonava e eram dotados de muito romantismo e dor. Eu era apenas uma criança, mas me lembro muito bem que eu escrevia e escrevia aqueles poemas no intento de me livrar daquela dor ou no mínimo de expressar-me de uma maneira saudável, já que eu não tinha muitos amigos.

Poucas pessoas tiveram acesso às minhas poéticas e dolorosas obras literárias, como a minha mãe e algumas meninas amadas, alvo das minhas paixonites de criança. Todavia, meus textos não eram apenas de cunho romântico: eu também escrevia a cerca de assuntos filosóficos profundos como a morte, que sempre me intrigou e me assombrou, sendo hoje a minha amiga.

Viver! Para escrever um texto “vivo” é preciso se entregar intensamente as próprias emoções! É preciso viver de verdade!  Uma certeza eu tenho, todos morrerão um dia, mas nem todos estão vivendo. Digo viver não no sentido de ter um coração biológico batendo no peito e pulsando sangue, mas sim no sentido de ser quem é, se fazer o que quiser, de se entregar um pouco mais às próprias vontades, de ver o sol nascer, de ouvir os pássaros cantarem no fim da tarde, de se dar um abraço, de parar em meio à correria do dia-a-dia e dizer um “eu te amo” a si mesmo e de amar outra pessoa também: poucos estão vivendo.



Confesso que, por um tempo tentei fugir das minhas emoções e parei de viver, pois sou uma pessoa de feelings muito intensos e isso às vezes me prejudicou, já que eu não sabia como lidar com estes sentimentos. Mas agora agradeço por ser assim: quanto mais lhe é dado mais lhe é cobrado. Eu adoro escrever, mas para isso, preciso me entregar às minhas emoções, emoções estas que um dia me cortaram e me sangraram hoje estão me retribuindo por tantas lágrimas derramadas sobre tinta de caneta em cadernos vários.

Mas não digo apenas das dores de ser sentimental. O sentimental também é mais risonho e tem o humor mais elevado já que ri mais, sente mais as risadas e permite que elas contagiem sua rede sanguínea, liberando hormônios benéficos para o organismo. Ser sentimental não implica apenas em ser chorão e romântico, ou dramalhão, implica, ao invés disso, em degustar cada sentimento que lhe vem à tona!

Preciso me entregar mais à vida para regar esta habilidade que desenvolvi em mim.  Eu preciso sair mais, observar mais o mar, cantar mais, chorar mais, amar mais, me decepcionar mais, sim! Sentimentos ruins também são bons! Vou explorar a senda do meu coração com antes nunca foi desbravada e de lá trarei grandes sentimentos, sentimentos os quais eu não quis antes encontrar!

Bom. Todos deveriam se entregar para o hábito de escrever. Já ouvi muitas reclamações de pessoas que dizem não “ter o dom” para escrever. Eu lhes digo apenas uma coisa: Leiam! Mas leiam mesmo! Comece por ler a bula, a receita atrás da lata de Leite condensado, uma revista de moda, um jornal da cidade, um livro infanto-juvenil, um livro filosófico etc. O hábito de ler está intrinsecamente ligado ao hábito de escrever. Tenha um diário, escreva seus sonhos e realizações, exponha suas dores e alegrias, escreva os sentimentos que lhe tomaram durante o dia, fale de suas frustrações, xingue quem tem vontade de xingar e se entregue ao amor por quem ama nas linhas de seu caderno ou Word, mas acima de tudo, escreva sobre algo.  Escrever é libertador e expandirá a sua mente para um lugar antes não habitado por você e lhe construirá um mundo de refúgio onde ninguém poderá te importunar.

Fiz questão de procurar na internet alguns vídeos com dicas para quem quer desenvolver o dom de escrever mais e melhor. Aqui estão:


Vídeo: COMO ESCREVER MELHOR






Vídeo: Como escrever um livro-Mário Persona







Vídeo: Bloqueio de Escrita: como me livrar





Vídeo: Criatividade - Entrevista com Mário Persona





Creio que, se você seguir algumas das minhas dicas e das dicas que os vídeos trazem ao caro leitor, você será um ótimo escritor, mas não pense que milagres acontecem da noite para o dia (Risos).

Dayvid Fernandes - Apolo Pensador




Nenhum comentário:

Postar um comentário