quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ser ou não ser, eis a questão

"Tira a máscara que cobre o seu rosto,se mostre e eu descubro se eu gosto do seu verdadeiro jeito de ser." (Pitty)

O Dicionário Aurélio define preconceito: Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 

Um website o define muito bem : Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.  

Eu só me incomodo um pouco com o vocábulo "estranho" e que este trecho utiliza, mas como o Dicionário Aurélio define esse vocábulo como significando algo incomum, desusado, novo, eu não me incomodo tanto. Só não gosto quando esta palavra é utilizada para dizer que alguém não é normal, para mim todos são normais, podem até ser diferentes, mas não estranhos e anormais.

O que quero tratar aqui, é aquele preconceito que encontramos  impregnado nos seres humanos, aquele preconceito que cada um de nós temos em relação a algo, a alguém, a algum circulo social, religioso etc., que nos faz sentir empatia por isto e leva alguns até a praticar discriminação em alguns casos e crimes horrendos em circunstâncias extremas. 

As vezes me entristeço com todos nós ( e isso me inclui, claro). Fico decepcionado pelo quanto somos egoístas e pelas doses de preconceito que temos em nós, em uns um pouco menores e em outros exorbitantes. Não encontrei ninguém até hoje que não tenha preconceito de algo. 

Vou falar de alguns de preconceitos que tenho. Bom, eu já fui protestante e conheço muita coisa desse assunto. Hoje eu não gosto dessa filosofia pregada. Confesso que tenho um pouco de preconceito do jeito que essa filosofia religiosa é pregada hodiernamente. E talvez isso me faça sentir alguns sentimentos não muito agradáveis pelos fanáticos e pelas mentes doutrinadas desta linha religiosa. Minhas piores tristezas foram vividas dentro de igrejas protestantes e direcionadas de líderes religiosos e da sociedade evangélica. Mas confesso que também já vivi momentos agradáveis, e isso não posso excluir. Mas os momentos desagradáveis se sobressaltam.

Também tenho um pouco de preconceito por meninas "periguetes", se vocês me entendem. Essas meninas que andam por ai com um short menor que a calcinha(quando estão usando uma) e se "esfregam" nos outros meninos. Isso me deixa indignadíssimo. Acho completamente deselegante e destrói a índole e imagem de qualquer menina, já que a maioria dos meninos as consideram (em primeiro momento e na maioria absoluta das vezes) apenas objeto de desejo sexual. O incrível é que essas mesmas meninas depois ficam reclamando por ai (inclusive em redes sociais) que não são amadas. Elas não pedem para ser amadas, pedem para serem comidas e se isso já conseguem, não há motivo para reclamar do amor.

Apenas comecei esse texto falando de preconceitos que tenho para mostrar que eu também tenho preconceito em relação a algumas coisas. 

A questão é: " O preconceito faz parte da natureza humana ( se assim posso dizer ) mas esse ato não o deixa impune de praticar o respeito ".

Todos têm preconceito em relação à alguma coisa. Mulheres têm preconceito, homens têm preconceito, pastores têm preconceito, os policiais, governantes, bispos, professores, faxineiros, gays, travestis, héteros, brancos, negros, brasileiros, alemães, asiáticos, africanos etc. e uma vasta multidão têm preconceito, sem excluir uma freira se quer! Apesar de todos nós termos preconceito não podemos e não devemos praticar o preconceito. Aqui entram em cena duas palavrinhas: TER e PRATICAR. TER preconceito é algo que é entendido e nada se pode fazer para mudar isso, mas este entendimento se exaure no momento que o indivíduo passa a PRATICAR o preconceito. Quando a pessoa passa a excluir outras pessoas, praticar bullying, maltratar as pessoas, entre outros atos abomináveis, este preconceito deixa de ser aceitável. 

Em uma escola de Minas Gerais foi feita uma pesquisa e abordou a diversidade sexual. Uma parte dos estudantes disse que sente preconceito dos alunos homossexuais e adivinhem, 39% dos alunos, que são evangélicos afirmaram ser preconceituosos em relação aos gays, e pasmem, consideram ser uma doença. Fico muito indignado com isso. 

Existem vários tipos de preconceito e em vários graus também. Você com certeza deve ter aquele conhecido que se veste de um jeito diferente e que você acha ridículo e até não gosta da pessoa. Isso acontece muito entre meus colegas e amigos. Inclusive, até as pessoas que se vestem de um jeito um pouco diferente comentam do estilo de outras pessoas, do seu jeito de se vestir, do seu jeito de ser, de sua personalidade e de eu estilo de vida, praticando até discriminação. 

Gente, toda pessoa tem o direito de ir e vir tem o direito de ser feliz como bem entender, desde que não prejudique os outros cidadãos. Se uma pessoa quer se vestir colorida, ou é punk, roqueiro, perigueti, gosta de ficar com pessoas do mesmo sexo (no caso dos homossexuais) , se um homem se veste de mulher ou se uma mulher se veste de homem, esta pessoa está no domínio das vontades dela. Nada pode ser feito. É óbvio que você pode não gostar do estilo ou personalidade de outras pessoas, mas deve respeitar. Você não precisa fingir ser amigo, mas não deve discriminar isso te faz um ser um ser humano ruim.

O fato é que todos nós somos, levados pela inércia de recusar e não aceitar tudo o que é diferente de nós e que não concordamos com isso e desse jeito se constrói uma sociedade preconceituosa e concordemos, somos muito materialistas, de forma que de primeira vista, se não gostamos de uma pessoa, não procuramos conhece-la antes de recusá-la. Isto é preconceito também.

Levados pelo preconceito da sociedade, ainda mais em uma sociedade mesquinha e capitalista (sem nenhum sentido pejorativo ao capitalismo), muitas pessoas deixam de viver sua verdadeira essência e perdem sua personalidade. Deixam de vestir as roupas que querem para não serem taxados de "veadinhos”, "emo”, "sapata" (como exemplo) entre outros. Deixam de fazer as coisas que realmente querem fazer e em muitos casos até se desfazem de amizades. Essas pessoas são sem caráter? Eu não vejo assim, vejo como vítimas tentando se proteger do preconceito e discriminação, inclusive dentro da própria família, com medo de serem excluídos por familiares e amigos. É preciso coragem e autenticidade para viver sua verdadeira personalidade. Em alguns casos é muito difícil ser quem você realmente é, e até nos sentimos de mãos atadas.

Se você quer usar uma saia rosa fluorescente use! Se você quer utilizar um tênis listrado de verde com cadarço amarelo use-o! Se quer utilizar uma maquiagem forte use! Se for gay, não se reprima! Se seu jeito de ser não agrada a todos, e daí ? (desde que não prejudique outras pessoas).

Se somos do jeito que somos as pessoas nos aborrecem. Se somos do jeito que elas querem que somos, nos tornamos infelizes! Assim, seja do jeito que você é e quem não gostar que se contente! Seja quem você é!



Máscara é uma música da cantora Pitty que ilustra bem este assunto.

Apolo Pensador - Dayvid Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário